Dicas para trabalhadores independentes e freelancers

15/12/2020

Ser freelancer, seja trabalhador independente ou ENI (empresário em nome individual) tem inúmeras vantagens e alguns desafios, como tudo. Mas seja qual for a área de atuação ou a geografia, um dos maiores desafios é a constante necessidade de encontrar clientes.

Estudos mostram que perto de 50% dos freelancers perderam trabalho devido aos impactos económicos causados pela pandemia do covid-19* e nestas alturas é fulcral perceber quais as grandes vantagens de ser freelancer para um potencial cliente para podermos “fintar” a situação.

Flexibilidade é uma vantagem

Uma crise é sinónimo de incerteza. Uma crise com um impacto económico profundo traz uma instabilidade brutal para a maior parte dos clientes, sejam eles individuais ou corporativos. São necessários ajustes rápidos e essa rapidez é mais facilmente alcançada através de freelancers do que de contratações. Os freelancers são normalmente contratados por resultados, o que dá segurança ao cliente. Esta mais valia deve ser realçada nesta altura. Muitos clientes congelaram, alguns tentaram-se adaptar, mas todos (pelo menos os que quiserem sobreviver) vão ter de reagir no meio da incerteza, para muitos recorrer ao freelance vai ser a melhor solução.

flexibilidade

Aproveitar o timing

Crises como a que vivemos afetam profundamente a economia, mas há áreas que são drasticamente afetadas logo desde o início, havendo outras que pelo contrário, até levam um empurrão. Se tens a “sorte” de trabalhar numa área que teve um boom como por exemplo, entrega de pão, móveis DIY para casa ou ofereces serviços de personal trainer digital, provavelmente a crise deu-te um empurrão no negócio. Muitas outras áreas não tiveram a mesma sorte. No entanto, muitos clientes que tiveram só a tentar sobreviver ao 1º impacto, estão agora a preparar já o próximo ano e muitos deles veem este impacto económico como uma oportunidade para voltarem mais fortes em 2021, é importante apanhar essa onda. Tenhas formações para empresas, sejas um home-organizer, ou prestes serviços de consultoria esta é a altura para voltar aos contactos em força.

Reativar os contatos – esta é a altura certa

A referenciação é provavelmente das melhores ferramentas de marketing que podes usar e na maior parte das vezes tem uma vantagem inigualável – é gratuita. Se queres dar um empurrão à tua atividade e essencialmente se trazes algo novo, como o teu serviço adaptado para o digital, entregas ao domicílio, ou disponibilizas masterclasses online tens a razão perfeita para recorrer aos teus contactos para primeiro informá-los e depois pedir referências. Uma boa referenciação pode fazer a diferença e quanto mais cedo começares, maiores probabilidades. A maioria dos clientes estão a fechar o ano e a avaliar como começar o próximo, assim como tu, portanto não percas esta oportunidade.

freelancer

\https://gijn.org/tips-and-strategies-freelancing-during-the-covid-19-pandemic/ *
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